10.8.11

SC-439: É por aqui que você chega lá

Fonte ClicRBS:


SC-439: É por aqui que você chega lá


10 de agosto de 2011
Texto: Fernanda Meneghel / Fotos: Felipe Carneiro
Sabe aquela expressão “a cidade é tão pequena que só tem uma rua”? Pois bem, Urubici é pequeninha mesmo, tem cerca de 10 mil habitantes. Mas essa cidadezinha da Serra tem uma rua, que não é bem uma rua, é uma estrada estadual, concentrando atrativos para botar inveja em qualquer grande centro. Pela SC-439 o visitante tem acesso a locais famosos — como o Morro da Igreja — e também a pontos menos explorados, mas igualmente belos, como o Campo dos Padres. A rodovia está em fase de asfaltamento e, por isso, não está nas melhores condições de tráfego. Nada que uma desacelerada não resolva até que o asfalto fique completo. A Revista de Inverno percorreu a SC-439 e mostra alguns pontos imperdíveis deste caminho de belezas e surpresas.
1. Caverna Rio dos Bugres
Serviu como abrigo para os índios há cerca de 120 anos. Eles mesmos abriram a caverna, com quatro saídas para a mata, provavelmente com materiais como pedras e machados artesanais, para se abrigarem durante as caçadas. O local é muito visitado por estudantes. Como fica em propriedade particular, é aconselhável que o visitante passe na secretaria municipal de Turismo antes do passeio.
2. Campos dos Padres
A caminhada até o local, que fica a 55 quilômetros de Urubici, é longa e pesada, e é aconselhável para amantes de aventuras e de trekking. O esforço é recompensado pela bela paisagem, com mais de 1,8 mil metros acima do nível do mar. O passeio – feito de carro até um pedaço e depois a pé ou a cavalo – só pode ser feito com guias treinados.
3. Gruta Nossa Senhora de Lourdes
O antigo cemitério indígena hoje é usado como local de peregrinação.
4. Parque Nacional São Joaquim – Morro da Igreja
Abriga algumas das mais belas paisagens da Serra. Uma delas é o Morro da Igreja, parte mais alta da Serra Geral e o mais alto ponto habitado do Sul do país (base de controle de tráfego aéreo). É também do Morro da Igreja que pode-se enxergar a Pedra Furada e onde são registradas as temperaturas mais baixas, podendo ficar de 10ºC a 15ºC abaixo dos registros no Centro de Urubici. É também lá onde nasce o Rio Pelotas, que junta-se ao Rio Canoas formando o Rio Uruguai. Vale lembrar que, antes de seguir para o local, é preciso passar na sede do parque.
5. Cânion do Espraiado
O local é propício para a prática de trekking. A mais de 1,7 mil metros do nível do mar, é possível avistar parte do litoral Sul catarinense em dias de céu limpo. A caminhada é longa – cerca de nove horas -, por isso, deve ser feita apenas por pessoas com preparo físico adequado e na companhia de guias especializados.
6. Pedra da Águia
A formação rochosa lembra o pássaro que lhe cede o nome e fica a cerca de cinco quilômetros da SC-439. A visitação não exige guia, mas é aconselhável o contato prévio com a Secretaria de Turismo da cidade, pois, dependendo do clima, a estrada pode ficar intransitável.
7. Serra do Corvo Branco (foto)
É o maior corte em rocha feito no Brasil. A montanha, cortada a trator para a construção da SC-439 na década de 1970, hoje é uma das paisagens mais conhecidas da região. O caminho até lá pode ser feito de carro ou, quem optar pela trilha, deve ser acompanhado por um guia.
8. Casa de Pedra
É um sítio arqueológico com inscrições rupestres. O acesso ao local só pode ser feito com guia.
Informações:
Secretaria de Turismo de Urubici. Avenida Adolfo Konder, 2387. Telefone: (49) 3278-4245. Horário: de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, das 8h às 18h; aos domingos, das 8h às 12h.
Sede do Parque Nacional São Joaquim. Rua Felicíssimo Rodrigues Sobrinho. Bairro Esquina, ao lado do Ibama. Telefone: (49) 3278-4994. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h 


Nenhum comentário:

Postar um comentário