17.11.10

Caminhos do Sabor - Abrasel - na Serra Catarinense


Proprietários de bares e restaurantes e representantes das prefeituras de São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra se reuniram em São Joaquim para a realização da primeira etapa do projeto Caminhos do Sabor, realizado pela Abrasel SC.

Aumentar a competitividade da Serra Catarinense por meio do desenvolvimento da gastronomia. Foi com esse objetivo que a equipe da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel) subiu a serra durante o final de semana, para se reunir com o trade turístico da região e apresentar o projeto“Caminhos do Sabor – A União faz o Destino”, uma ação conjunta entre a Abrasel, o Sebrae e o Ministério do Turismo

Para receber as ações, foram selecionados pelo MinTur 65 destinos indutores do turismo. Três cidades catarinenses foram escolhidas, sendo que duas já receberam ações do projeto, Florianópolis e Balneário Camboriú, em 2008 e 2009, respectivamente. Neste ano, quem se beneficiará será a Serra Catarinense. Inicialmente, a terceira cidade era São Joaquim; mas outras duas foram incluídas:Urubici e Bom Jardim da Serra. Nos três locais serão realizadas ações com o objetivo de tornar a região ainda mais competitiva, trabalhando produtos e serviços de alimentação fora do lar como um dos principais diferenciais do turismo. “Todo o segmento é beneficiado com o projeto Caminhos do Sabor, como resultado do maior empenho dos empresários para a qualificação profissional e melhoria do setor. Com a concretização das ações, as comunidades das três cidades da Serra Catarinense sentirão na prática os impactos positivos do projeto sobre a economia e o fluxo turístico local”, afirma Fábio de Paula Queiroz, presidente da Abrasel SC.

Na oportunidade foi realizada a primeira etapa do projeto, com a formação do Grupo de Governança, com as lideranças locais. As próximas etapas são: pesquisa de oferta e demanda, plano de ação do destino, lançamento oficial e aplicação das ações de desenvolvimento da capacidade empresarial.

“Com o Grupo de Governança formado, daremos início à segunda etapa, que consiste na realização de uma pesquisa de oferta e demanda de produtos e serviços voltados ao setor de alimentação fora do lar, considerando prioridades e expectativas de turistas, consumidores locais, empresários do segmento e outras lideranças ligadas ao turismo”, explica Célio Salles, presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel. A terceira etapa é a elaboração de um Plano de Ação para que as reclamações e sugestões obtidas na pesquisa sejam atendidas.

O lançamento oficial do Caminhos do Sabor é a quarta etapa, quando são apresentadas as ações já realizadas e há um comprometimento do poder público, dos empresários e das lideranças locais com os objetivos do projeto. E, por fim, inicia a quinta etapa, quando são colocadas em prática as ações de desenvolvimento da capacidade empresarial da região.

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