1.9.11

Viva Serra


Pablo Gomes |
Um projeto começou a ser desenvolvido para impulsionar o turismo na Serra Catarinense e colocá-la entre os principais destinos de quem investe dinheiro em viagens de passeio a lugares especiais. Foi lançado nesta quarta-feira o Viva Serra, uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a RBS Eventos. O programa consiste em realizar festivais temáticos nas cidades de Lages, São Joaquim e Urubici, principais indutoras do turismo na região.

As ações começarão por Urubici, de 23 de setembro a 16 de outubro. O Festival da Primavera focará o entretenimento, com espaço para shows e apresentações artísticas; o comércio, com um mini shopping; gastronomia, com mostra de vinhos, produções gastronômicas e degustações; esportes, com voo livre, rali, encontro de motos, montanhismo e atividades radicais; e o turismo rural e o ecoturismo, com roteiros em áreas rurais, paisagens, pontos turísticos e trilhas ecológicas.

São Joaquim vem na sequência, de 28 de outubro a 7 de novembro, com a Vitrine Cultural. Na cidade que recebe o maior público de turistas de inverno no Brasil, serão desenvolvidas atividades voltadas à gastronomia, artesanato, músicas e outras manifestações culturais, concentradas na Praça Cesário Amarante e na Casa do Turista, ambas no Centro.

Já a cidade de Lages vai encerrar a primeira edição do Viva Serra com o Festival Gastronômico, de 12 de novembro a 4 de dezembro. Em Lages as ações serão no sentido de explorar a vocação gastronômica da cidade, unido talentos locais e chefs reconhecidos nacional e internacionalmente.

Gastronomia
Na maior cidade da Serra Catarinense, os principais restaurantes servirão durante todo o festival pratos especiais à base de produtos típicos e com requintes da cozinha internacional. Aos fins de semana serão realizados workshops com chefs, possibilitando a troca de experiências e o aprimoramento da culinária local. Também nos fins de semana serão feitos jantares especiais.

Além da gastronomia, terão atenção também a cultura, com a exposição de obras de artistas locais durante os jantares, e o turismo rural, com cavalgadas e passeios na região da Coxilha Rica, por onde passaram, há 300 anos, as gigantescas tropas que eram levadas do Sul ao Sudeste do país.

— A maior parte dos recursos será do Funturismo. Ainda não quantificamos, mas serão grandes investimentos. Vamos colocar estes festivais no calendário de eventos do Estado —, disse o diretor de eventos do Grupo RBS em Santa Catarina, Juliano Lissoni.

— O turismo responde por 5% do Produto Interno Bruto no mundo, 3% no Brasil e 12,5% em Santa Catarina, no qual movimenta R$ 44 bilhões por ano. Nosso estado recebe 11 milhões de turistas por ano, e 80% deles ficam no Litoral. Vamos fazer com que comecem a subir um pouco para ficar um ou dois dias e depois para ficar só na Serra —, comentou o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário