30.5.11

Semana do Ecoturismo de Urubici - abertura e primeiras atividades

Fonte desta postagem Graxaim Ecoturismo




Foi no Dia da Mata Atlântica, 27 de maio, que o Parque Nacional de São Joaquim escolheu para começar a comemorar seu aniversário de 50 anos. Juntamente com a 1.ª Semana do Ecoturismo de Urubici, o parque nacional organizou um superevento e cedeu seu rico território para que aventureiros de vários cantos do Brasil pudessem usufruir de suas riquezas. Na última sexta, no Centro Comunitário da Igreja do bairro Esquina, ocorreu a abertura da 1.ª Semana do Ecoturismo de Urubici e os 50 anos do Parque Nacional de São Joaquim! Nessa ocasião, após as palavras de um dos idealizadores, Sérgio Sachet Júnior, o prefeito de Urubici Adilson Costa, fez a abertura oficial exaltando a importância do evento que tanto foi esperado na Serra Catarinense.


Juroce da Oficina de Reciclagem (ao centro) e coordenadores (direita para a esquerda) José Marcos, Débora, Juan, Gisele, Michel, Sérgio "Graxaim" e Marcelo "Sabiá"

Na sequência, os participantes puderam se deliciar com um coquetel. No local, expositores tiveram a oportunidade de apresentar suas produções. Foram montados os stand's da Associação Catarinense das RPPN's, do Parque Nacional de São Joaquim, do grupo de artesãos urubicienses A LUA, da artista plástica Nita, da Erva-Mate Urubici. Além disso, o centro reservou um espaço para a Oficina de Reciclagem e para as sessões do CineMontanha. As atividades no centro de eventos continuam até o final da Semana do Ecoturismo.





No sábado, as duas primeiras atividades aconteceram: Cicloturismo e Vôo Livre.



O grupo da bike estava formado com 50 participantes, aproximadamente. Enfrentando o frio da manhã - 1 grau -, após carregarem um caminhão com as bikes, os participantes seguiram para o local de saída do cicloturismo na  Igreja Matriz de Bom Jardim da Serra, animados no ônibus por um dos guias e idealizados José Marcos Barreto. Após o alongamento, a aventura começou e terminou com as bençãos de São Pedro, que proporcionou para os aventureiros um sol e um céu azul especial.










fotos bikeIole Dahmer
O Vôo Livre aconteceu de forma limitada porque, como todos os voadores já sabem, as condições climáticas precisam ser favoráveis. E elas não foram. Por isso, os pilotos participantes fizeram poucos vôos do Morro do Baú. Mesmo assim, a curtição aconteceu!
Durante a tarde do sábado ocorreu a Oficina de Reciclagem com a professora Juroce e, no início da noite, começaram as primeiras sessões do CineMontanha.




E o que o evento tem a ver com o Dia da Mata Atlântica? A área do Parque Nacional de São Joaquim está nos domínios da Mata Atlântica, onde se alternam os Campos Gerais, as Matas de Araucárias - que se desenvolvem entre 500 e 1.200 metros de altitude - e a Floresta Pluvial Subtropical que ocupa o fundo dos vales. A espécie mais comumente observada é o Pinheiro-do-Paraná (araucaria angustifolia) que, embora seja a árvore de maior ocorrência e símbolo da floresta ombrófila mista, divide espaço com espécies que fazem parte do ecossistema e também ameaçadas de extinção: a Canela-lajeana, a Canela-preta, a Caraguatá e a Imbuia.
Nas bordas da Serra, acima dos 1.200 metros, a vegetação recebe o nome de mata nebular, devido à ocorrência de névoas e apresenta espécies endêmicas como a Goiabinha-do-campo e São-joão-miúdo. Há ainda as matas ciliares, que se desenvolvem ao longo das margens dos rios, onde encontramos exemplares de Guamirim, Murta, Congonha, Branquilho e Cambuí, espécies arbóreas mais comuns.
Na região do parque encontramos espécies ameaçadas como a suçuarana, conhecida pelos moradores como leão-baio. Outros animais que habitam o local são os caxinguelês, cachorros-do-mato (graxains), catetos, tamanduás-mirins e pacas, estas que ficam sob as copas dos pinheirais. Entre as aves, as espécies mais comuns são as perdizes, codornas, curicacas e agralhas-azuis, que se alimentam do pinhão, o fruto do Pinheiro-do-Paraná.






Para testar o seu conhecimento sobre a Mata Atlântica, a WWF-Brasil organizou um quiz que oferece informações preciosas sobre o bioma e soma esforços para a conservação da biodiversidade, manutenção da qualidade e integridade dos recursos hídricos e dos solos. O jogo também pode ser uma ferramenta didática para jovens e adultos ensinarem valores de preservação às crianças. Então, compartilhe com sua família, amigos, vizinhos, professores... Para jogar, entre no link: http://mataatlantica.wwf.org.br/mataemjogo/#/intro

As atividades do evento continuam durante a semana. No próximo sábado, teremos mais duas atividades do Ecoturismo: trekking e cavalgada. Aguardem! http://www.semanaecoturismourubici.com.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário